Tributos, juros, gastos e dívida pública - tudo em alta.
Júlio César Zanluca - 21/05/2005
A Receita Federal anunciou mais um recorde de arrecadação – em abril/2005 nada menos que R$ 31,95 bilhões foram sugados da sociedade, para entrega às farras do governo federal.
Juros às alturas, gastos esbanjadores, dívida interna altíssima, impostos insuportáveis – até quando a economia brasileira vai agüentar?
Falta aos nossos governantes o bom senso de reduzir tributos, despesas e juros – tudo simultaneamente.
Sobre o recorde, são significativas as palavras do secretário-adjunto da Receita Federal, Ricardo Pinheiro, "não falo mais disso. Eu cheguei à conclusão de que isso e nada é a mesma coisa". Não há o que comemorar, isto concordo com ele. É um absurdo a carga fiscal no Brasil, verdadeira espoliação da sociedade, ainda mais quando é público e notório a gastança deste governo, que criou quase 20 mil cargos federais usando medidas provisórias (Folha Brasil, 09.05.2005). São 36 ministérios gastando dinheiro nosso, fora o Banco Central, torrando bilhões só em juros.
E o governo federal já avisou: não haverá qualquer redução da alíquota da CPMF e pouco ou nenhum desafogo tributário nos próximos anos.
Cuspindo na cara do contribuinte, editando MPs aberrantes, caçando sonegadores, impondo uma ditadura sobre a nação e contentando banqueiros e a politicalha, o governo federal está a comprometer nosso futuro econômico, lançando o país num círculo vicioso de aumento de juros/dívida interna/farras governamentais e aumentos de tributos.
Não fosse a classe média ter impedido a aprovação da MP 232, as agressões tributárias teriam sido maiores, os empregos menores, a fuga de investimentos expressivas. A única chance do Brasil é a classe média se levantar e impedir, terminantemente, constantemente e de todas forças admissíveis, novos aumentos de impostos.
Faço votos que você e eu continuemos esta luta contra este genocídio econômico, impedindo esta ditadura de tomar nossos bens, nossos ânimos e todo o resto. Salvemos o Brasil!
Júlio César Zanluca é contabilista e coordenador do www.PORTALTRIBUTARIO.com.br