Gabriela Matias - 25.04.2025
Você sente que a carga tributária da sua empresa está muito alta? Já parou para pensar se está pagando mais impostos do que deveria? Assim como acontece com contratos bancários que podem conter juros abusivos, muitas empresas sofrem com encargos tributários desnecessários por falta de um bom planejamento.
A boa notícia é que, assim como existe a revisão contratual, também existe a possibilidade de revisar e reorganizar a forma como sua empresa paga tributos, por meio do planejamento tributário — uma ferramenta totalmente legal e amparada pela legislação.
Planejamento tributário é o estudo prévio da situação fiscal da empresa com o objetivo de encontrar a forma mais econômica de cumprir com as obrigações tributárias, dentro da legalidade. Ou seja, trata-se de aplicar as normas tributárias de maneira estratégica para reduzir custos, evitar riscos e recuperar valores pagos indevidamente.
É uma prática que pode ser feita de forma preventiva (antes de problemas surgirem) ou corretiva (para identificar e corrigir pagamentos a maior nos últimos anos).
O sistema tributário brasileiro é complexo. São tributos federais, estaduais e municipais que incidem sobre diferentes atividades, produtos e receitas. Muitas vezes, o empresário acaba pagando mais do que deve simplesmente por não conhecer as alternativas legais disponíveis.
Assim como um consumidor pode revisar um financiamento com juros abusivos, a empresa pode rever seu regime tributário, analisar se está aproveitando corretamente os créditos fiscais, ou até mesmo recuperar tributos pagos indevidamente nos últimos cinco anos.
Todas as empresas, independentemente do porte ou setor, podem se beneficiar de um bom planejamento tributário. Ele é especialmente recomendado para:
O primeiro passo é buscar o suporte de profissionais especializados — contadores, advogados tributaristas ou consultores com experiência na área fiscal. Eles irão:
Para que o planejamento tributário traga resultados concretos e esteja em conformidade com a legislação, é importante que a empresa conte com uma visão estratégica que una conhecimento contábil e interpretação jurídica.
Essa abordagem integrada permite:
A atuação conjunta de profissionais especializados — como contadores e consultores jurídicos — pode fazer toda a diferença na hora de identificar oportunidades que passam despercebidas no dia a dia e garantir que todas as ações estejam amparadas pela legislação.
Além de reduzir os custos, o planejamento tributário evita surpresas com autuações fiscais e aumenta a competitividade da empresa no mercado. Afinal, pagar menos tributos — de forma legal — significa ter mais recursos para investir, crescer e inovar.
Um outro ponto importante é a defesa da empresa em casos de autuações fiscais, sendo discutido judicialmente a recuperação de tributos pagos a maior ou mesmo atuar em processos de reorganização empresarial com impacto tributário.
Quer consultoria especializada para planejamento tributário?