Cada vez mais as empresas precisam se atentar à qualidade da informação, dos controles e processos internos para evitar possíveis contingências, seja por não atentar a documentação relativa às transações operacionais, fazer negócios fora do objeto social, misturar o patrimônio particular dos sócios com o da empresa, cometer desvios, ou até mesmo, efetuar contratação de profissional insuficientemente qualificado.
Não basta que o contabilista apenas evite os procedimentos viciosos para não se configurar uma fraude; deverá ainda, manter em ordem a contabilidade da empresa e para isso deverá conciliar sua escrituração com documentos e os diversos relatórios dos demais setores que deram suporte aos lançamentos contábeis, elaborando planilhas, relatórios e controles de composição dos saldos existentes na contabilidade.
A auditoria contábil e operacional, bem como o planejamento e controle de tributos, tem se mostrado uma ótima parceira na condução e conferência de todos estes procedimentos, dando maior segurança para as instituições financeiras, investidores, clientes, fornecedores, acionistas e até mesmo ao quadro funcional.
Indicamos, para fins de planejamento e auditoria, as seguintes obras de nossa editora: